10 found
Order:
  1.  51
    Hermenêutica medieval: a compreensão espiritual de Joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):99-118.
    O estudo trata a hermenêutica medieval sob o prisma da compreensão espiritual (i ntelectio spiritualis ) de Joaquim de Fiore (1135-1202). Mostra que a noção de Trindade serve de base para retomar o método alegórico e o tipológico da tradição. Além disso, serve para propor o novo método por concórdia que, a nosso ver, culminará na maior inovação da leitura da história medieval. Entre os resultados, destacamos a continuidade imediata dessa hermenêutica com os franciscanos espirituais do século XIII e sua (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  63
    Medieval Hermeneutics: the spiritual comprehension of Joachim of Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):99-118.
    O estudo trata a hermenêutica medieval sob o prisma da compreensão espiritual (intelectio spiritualis) de Joaquim de Fiore (1135-1202). Mostra que a noção de Trindade serve de base para retomar o método alegórico e o tipológico da tradição. Além disso, serve para propor o novo método por concórdia que, a nosso ver, culminará na maior inovação da leitura da história medieval. Entre os resultados, destacamos a continuidade imediata dessa hermenêutica com os franciscanos espirituais do século XIII e sua influência direta (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  2
    Comentário a “Ontologia e antropologia: possíveis diálogos entre as hermenêuticas de Heidegger e Ricoeur”.Noeli Dutra Rossatto - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e02400141.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Da cidade dos homens à cidade das damas.Noeli Dutra Rossatto - 2022 - Perspectivas 7 (1):145-170.
    Trata-se de estabelecer um paralelo entre três leituras da história (lectio historiae), gestadas no interior do cristianismo medieval, que resultaram em diferentes propostas de governo do mundo. A primeira é o De civitate Dei de Agostinho de Hipona (s. V), em que há a clara oposição entre a cidade de Deus e a dos homens. A segunda é a de Joaquim de Fiore (s. XII), em que se destaca o prognóstico de uma nova ordem monástica, que irá governar o terceiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Gnosticismo político. Três teses de Eric Voegelin sobre Joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):63-79.
    RESUMO: O artigo examina três teses atribuídas por Eric Voegelin (1901-1985) a Joaquim de Fiore (1162-1205), que estão na base da elaboração do chamado gnosticismo político. São elas: a tese do imanentismo histórico ou da redivinização da sociedade, a do fim do cristianismo e a do simbolismo gnóstico da política moderna. Entre os resultados, destacamos que o imanentismo histórico se baseia em uma espécie de maniqueísmo ao afirmar que a providência divina não mais atua no curso da história, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Hermenêutica E leitura da história em joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):513-523.
    Joaquim de Fiore exerceu grande influência entre os medievais, principalmente por sua leitura "concordista" da Bíblia e por sua interpretação da História, como uma história teológica, da qual sabia-se que haveria ainda uma terceira idade, de plenitude e perfeição.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  10
    Introdução ao apocalipse.Noeli Dutra Rossatto - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):453-471.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Joaquim de Fiore e S. Bernardo.Noeli Dutra Rossatto - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (3):719-736.
    Joachim of Fiore accused Peter Lombard of the "quaternary" heresy only to be later himself condemned for tritheism at the Fourth Lateran Council (1215 A.D.). The Abbot's error was to affirm the trinitary unity by means of the collective. The historiography still sustains the hypothesis that this error originated in the heretical doctrine of Gilbert de la Porée. However it is difficult to keep such hypothesis when we relate the Abbot of Fiore and the Abbot of Clairvaux. Also difficult will (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Justice: equality and kindness in Medieval Platonism.Noeli Dutra Rossatto - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:155-164.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Secretum secretorum. Joaquín de Fiore, Pedro Alfonso y la cábala.Noeli Dutra Rossatto - 2020 - Patristica Et Medievalia 41 (1):9-22.
    Dos corrientes principales dividen el debate sobre la relación entre Joaquín de Fiore, Pedro Alfonso de Huesca y la cábala judaica. Gershon Scholem firma la hipótesis de que el abad de Fiore y los cabalistas españoles del siglo XII, a la vez y sin conocerse, han producido trabajos similares. Esta hipótesis será parcialmente rechazada por una segunda que pone en evidencia algunos aspectos de la obra joaquinita derivados del filósofo judío-aragonés, converso al cristianismo, Pedro Alfonso de Huesca. Esta segunda hipótesis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark